segunda-feira, 14 de março de 2011

| CAÇA É BIOCÍDIO |

Tratando do ¨esporte caça amadorística¨ reconhecido como biocídio nos autos da APELAÇÃO CÍVEL nº 2005.71.00.017196-9, RS temos que o Desembargador Relator também adota o conceito das palavras para repudiar a prática:

Houve época em que o homem fez da caça uma necessidade. Atualmente, procura-se dar foros de legitimidade a uma prática que fere não só o equilíbrio ecológico, como afronta um estilo pacífico de vida.


Esporte "é toda a prática sistemática de exercício físico, de caráter competitivo ou simplesmente recreativo, que implique o emprego de força muscular, resistência, agilidade, destreza e coragem". O conceito não distorcido de esporte não contém agressão nem ao esportista, nem ao ambiente. Fora daí é camuflar emoções desordenadas. (sem grifos no original)

Em respeito ao dano ambiental através da pretensa utilização de chumbo,  a decisão do Des. Federal Carlos Eduardo Thompson Flores Lenz :

¨Sendo assim o caçador de Gansos que costuma optar por armas de calibre 10 e 12 Magnum (em 3 ou, melhor ainda, 3 1f2 polegadas), não abre mão de cartuchos carregados com bagos de aço de número I, BB, BBB ou T". Há evidência que o uso de chumbo na caça impõe um risco de dano ambiental.¨

Nenhum comentário:

Deixe registrada sua postura sobre o tema através de um comentário