sexta-feira, 4 de março de 2011

| NA VIRADA CULTURAL NÃO EXISTEM MAUS-TRATOS A ANIMAIS |

Virada Cultural

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

A Virada Cultural é um evento anual promovido desde 2005 pela prefeitura da cidade brasileira de São Paulo com o intuito de promover na cidade 24 horas ininterruptas de eventos culturais dos mais variados tipos, como espetáculos musicais, peças de teatro, exposições de arte e história, entre outros. O evento foi inspirado na "Nuit Blanche" de Paris, que agita anualmente a capital francesa, com atrações que seguem madrugada adentro. Em São Paulo, com contornos superlativos, o festival possui palcos temáticos como a Avenida São João (Rock Nacional), Praça da República (Samba), Largo do Arouche (estilo popular), e a Estação Júlio Prestes (MPB) .

O grande trunfo da Virada tem sido levar atrações de primeira linha a cidadãos de todas as classes sociais, muitos dos quais nunca estiveram em um teatro ou sala de concerto anteriormente. Também tem contribuído para o renascimento do Centro Velho de São Paulo, ao levar os paulistanos para a região, que habitualmente se esvazia durante a noite.

Para a quarta edição, de 2008, houve um público estimado pela prefeitura em 4 milhões de pessoas. Foram mais de oitocentas atrações e cinco mil artistas. Gal Costa, Cesária Évora, Fernanda Takai, Jorge Ben Jor, Marcelo D2, Zé Ramalho, Titãs, Jair Rodrigues, Luís Melodia, Orquestra Imperial, Vanguart, O Teatro Mágico e Mutantes estão entre os elencados. No Theatro Municipal houve apresentações durante as 24 horas, gratuitamente, ao passo que uma série de músicos se revezavam em um piano instalado na Praça D. José Gaspar.

 

Nenhum comentário:

Deixe registrada sua postura sobre o tema através de um comentário