segunda-feira, 20 de junho de 2011

Governo admite: não é 12 x 8. Hipertensão arterial é uma das principais causas de aposentadoria por invalidez e de incapacidade temporária

Y

É o que o estudante no assunto encontrará no Portal do Governo do Estado de São Paulo, Centro de Vigilância Epidemiológica ¨Prof. Alexandre Vranja¨.


MEDICAMENTO ANTI-HIPERTENSIVO:
VALE A PENA PRESCREVER O MAIS CARO?

Ana Maria Aratangy Pluciennik

Divisão de Doenças Crônicas não Transmissíveis – CVE
Centro de Vigilância Epidemiológica “ Professor Alexandre Vranjac”

(...)

Introdução

 
A hipertensão arterial é um dos principais fatores de risco das doenças cardiovasculares, explicando 40% das mortes por acidente vascular encefálico e 25% daquelas por doença arterial coronariana1. Embora no Estado de São Paulo a mortalidade por doenças do aparelho circulatório venha apresentando uma tendência decrescente nos últimos anos, elas ainda representam 30% do total de óbitos, constituindo-se no principal grupo de causa de morte2.
 
A hipertensão e suas complicações são, também, responsáveis por um grande número de hospitalizações, a um custo alto para o sistema de saúde. Além dos custos diretos com o tratamento dos doentes, a perda de produção decorrente da morbidade e da mortalidade por hipertensão gera um custo econômico importante para a sociedade. A hipertensão é uma das principais causas de aposentadoria por invalidez e de incapacidade temporária3.

Nenhum comentário:

Deixe registrada sua postura sobre o tema através de um comentário