sábado, 14 de abril de 2018

Dúvida! Quem é o vilão? Queimaduras com etanol ou com álcool 96º?


Y

Não sou USP. mas, não sou burra!


Depois do post  - As profecias do álcool 96º, resta questionar se as queimaduras são realmente provenientes do álcool 96º, envasado segundo as regras estabelecidas pela ANVISA e comprado nas prateleiras de uma mercearia ou supermercado, ou do etanol, comprado nos postos de abastecimento de combustível e, posteriormente, colocados em garrafinhas de água ou em um recipiente qualquer pelo próprio consumidor.

Exatamente.


Doida!




Água ou Álcool ou Etanol?

O brasileiro gosta de levar vantagem em tudo e, certamente, quem é proprietário de um veículo e adora um churrasquinho de fim-de-semana, certamente, adquire o etanol a um preço bem melhor para fazer sua fogueira dominical.

A Anvisa ou os profissionais da área da saúde investigaram a forma como ocorreu a queimadura? Com uma garrafinha de álcool 96º segundo as regras da ANVISA? Ou com uma garrafinha de água mineral cheia de etanol, ou álcool adquirido em um posto de abastecimento de combustível, segundo regras do próprio consumidor?

É, porque, dizer que a queimadura resulta do líquido inflamável não é o mesmo que dizer: a queimadura é proveniente de álcool 96º envasado em uma garrafa que seguia as regras da Anvisa. Porque um PROJETO DE LEI tem que ter uma JUSTIFICATIVA. A justificativa do projeto de lei nº 692/07 esclarece se os acidentes aconteceram mediante a utilização de álcool 96º envasado em uma garrafa que seguia regras da ANVISA?

O acidentado ou seus familiares, se questionados, podem responder? A queimadura ocorreu porque o álcool estava em um recipiente qualquer ou envasado em uma garrafa de água sem regra alguma? 

Considere, também, as regras civis atinentes à capacidade ou incapacidade do acidentado (Código Civil). Quem é o responsável pelo acidente?

Leia, agora, no G1 que deveremos questionar se as queimaduras são realmente resultantes de álcool 96º ou etanol adquirido em postos de combustíveis ou de álcool 96º adquirido nas prateleiras de mercearias e supermercados:

¨De acordo com o Major Manoel Vasco, do Corpo de Bombeiros do Paraná, em 2013 foram atendidas pelo menos 37 pessoas vítimas de queimaduras ocasionadas por acidentes em churrasqueiras. Em um deles, em Ponta Grossa, um adolescente de 14 anos morreu após ter 70% do corpo queimado. Ele tentou acender a churrasqueira com etanol comprado em posto de combustíveis, segundo os bombeiros.

Segundo Vasco, o etanol e outros combustíveis do tipo, como gasolina e querosene, são os principais vilões na hora de acender a brasa. “As pessoas que utilizam estes métodos esquecem de um pequeno, mas importante detalhe. Ao se colocar esse tipo de produto, ele inala os gases, e o gases ficam no ar acima da churrasqueira. Ao acender o fósforo, automaticamente os gases vão queimar, onde estiverem localizados”, explicou o bombeiro. Segundo ele, os danos em vias aéreas são frequentes nesse tipo de acidente.

Como se vê, segundo o militar do Corpo de Bombeiros, o vilão é o etanol, não é o álcool 96º e, o ETANOL não está proibido pela ANVISA.

No G1 os estudantes serão direcionados para a leitura de outras matérias no mesmo sentido.

Olha só que perigo...

Veja o que uma estudante faz por amor ao argumento!



Nenhum comentário:

Deixe registrada sua postura sobre o tema através de um comentário